sábado, 13 de março de 2010

A ARTE DE SUPERAR

Os haitianos deveriam ser considerados um dos povos mais fiéis, ao seu país e a sua cultura, pois mesmo com toda pobreza e falta de condições de vida digna, eles continuam leais a sua pátria e aos seus antepassados escravos, o exemplo vivo é um advogado haitiano que teve seu escritório e sua casa destruída na tarde do triste terremoto que devastou o Haiti, mas mesmo assim continua tentando se reestruturar neste local.

Mas problemas e mais problemas vêm dificultando ainda mais a vida desse povo tão sofredor. De onde vem a força que é capaz de resistir à miséria, má distribuição de renda, falta de apoio governamental e aos fenômenos naturais? Vem da unanimidade que esse povo apresenta durante séculos, mostrando os verdadeiros vencedores que são.

Além de forte o haitiano é a própria superação, pois está acostumado a enfrentar dificuldades e se manter firme na sua jornada diária, suportando a dor e a humilhação que os acompanham desde tempos mais remotos.

E mesmo depois de inúmeros desastres tomarem conta do país, eles lutam pela sua sobrevivência. Apesar de essas marcas estarem presentes em sua história, o povo haitiano não se deixa abalar e continua sendo um exemplo de garra e perseverança.


por: Alice Hanna, Andrezza Ramos, Karla Késsia, Larissa Kelly, Maria Luiza.

Um comentário: